bootstrap themes

O que não é Terapia de Renascimento
e suas diferentes abordagens

                Assim como um nicho tem diferentes subnichos ou linhas, o Rebirthing foi evoluindo ao longo dos anos e tem diferentes frentes.

                Hoje, muitas instituições de Leader Training ("LT"), fazem uma atividade com o nome de Rebirthing ou Renascimento, na qual utilizam hiperventilação (forçar a expiração, desequilibrando o nível de O2 e CO2 do organismo) com indução guiada até a vida intrauterina. Essa atividade é um conjunto de ferramentas diversas, não se trata da Terapia de Renascimento.
                Porém, há instituições que oferecem LT, e também que fazem o Rebirthing de fato como Terapia de Renascimento em grupo.

                A diferença entre a hiperventilação e a respiração circular da Terapia de Renascimento, é a expiração forçada e, muitas vezes, a alta velocidade. 
                Em ambas a quantidade de oxigenação celular é aumentada, uma vez que o volume de ar inspirado é muito superior à nossa média do dia a dia. No entanto, a hiperventilação força a saída de ar na expiração. Na Terapia de Renascimento a expiração é relaxa e fluída.
                Quando se força a expiração, ou quando se prende a respiração, é possível que ocorra tetania, alcalose respiratória e/ou contração dos músculos; pois o CO2 não está tendo oportunidade de sair completamente.

                Outro nicho existente são os exercícios de catarse em vivencias de Renascimento, que têm como foco a experiência de grande descarga emocional.

                Existe também a Respiração Holotrópica, na qual a Terapia do Renascimento se aproxima nos aspectos referentes a psicologia transpessoal. Porém, muitas abordagens da Holotrópica são voltadas para experiências psicodélicas ou vivências em que o ritmo respiratório é ditado e forçado.
                A Respiração Holotrópica não é recomendada para pessoas com histórico de psicose, pessoas que sofrem de pressão arterial alta ou baixa, glaucoma ou doença cardiovascular; nem mesmo para pessoas que são propensas a ataques de pânico, sendo que é possível tratar ataques de pânico com a Terapia do Renascimento.        

                Resumidamente, o Rebirthing como Terapia de Renascimento, não visa reviver algo de maneira dramática. É uma técnica amorosa de conexão com o Ser, fundamentada na integração através da aceitação e acolhimento. A respiração é relaxada e não produz hiperventilação; ela conecta consciente com inconsciente e abre os canais de energia do corpo.  

                Vale ressaltar que, mesmo dentro da Terapia de Renascimento, há subnichos; como por exemplo a abordagem tântrica. Esclareça consigo e com seu facilitador, qual a sua necessidade e intenção de terapia previamente.


Site colaborativo atualizado em 2019. Em caso de adição ou retificação de conteúdo, favor entrar em contato.