free site maker

  O que é Rebirthing?

                Rebirthing é um processo de respiração seguro, poderoso e sutil que permite olhar para emoções, sensações e sentimentos reprimidos. É uma metodologia de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal através da respiração circular consciente.
               
                Através do Rebirthing é possível alcançar equilíbrio emocional, físico e mental; trazendo paz interior, saúde e bem estar.
               
                O Rebirthing chegou ao ocidente nos anos 60 e, a partir daí, se desenvolveu em diferentes frentes. Esse site aborda o Rebirthing seguindo a linha VIVATION Breathwork, de Jim Leonard. o Vivation é um desdobramento do Rebirthing de Leonard Orr, que foca na respiração circular consciente integrativa, difundida no Brasil como Terapia de Renascimento.

                A Terapia de Renascimento é uma terapia de auto cura. Ela é feita através da Respiração Circular: uma respiração conectada (inspiração e expiração sem pausas), consciente, relaxada, não controlada, pela mesma via (nariz ou boca), e visa a integração do desafio do cliente.
                Integrar significa tornar-se consciente de algo, e então parar de recriminar ou julgar; apenas aceitar. Integração é a transformação da supressão. É muito mais fácil integrar do que reprimir. Para a mente e para o corpo é extremamente cansativo manter algo reprimido. Você saberá que integrou algo quando notar que não mais resiste a ele. 
               A integração não necessariamente elimina algo, mas pode acontecer. Mesmo que esse algo continue presente, você se sente livre, pois te dá uma condição de escolha consciente.                

               A Terapia de Renascimento não é uma terapia neonatal, nem tem qualquer cunho religioso.
               O Renascimento traz a mente, o corpo e o Ser de volta ao nível de equilíbrio natural. Hoje, essa nomenclatura é utilizada metaforicamente como um recomeço, uma transformação, um novo ciclo.
                Apesar de não ser uma terapia neonatal, o Rebirthing é capaz acessar momentos da vida intrauterina, pois a maioria dos nossos medos podem ser rastreados até os primeiros momentos da vida: desde a concepção até o parto.
                A vida começa antes do nosso nascimento. Crenças limitantes e sabotadores podem ter início na nossa gestação (pré natal), parto vida peri natal. Por isso olhar para essa fase também é muito importante. O modo como nascemos tem uma relação direta com o que se tornará nossas principais questões e dificuldades na vida. E a maioria dos nascimentos não foram em condições ideais, gerando um evento muito traumático.

                A Terapia do Renascimento conecta o inconsciente ao consciente, atuando assim, no sistema de crenças.
                Cada sessão possibilita a aquisição de uma nova consciência de seus problemas e suas características cognitivas e emocionais. Desse modo, o processo permite uma gradual reestruturação das experiências vividas e da maneira como você elabora a sua realidade, ou seja, a sua visão de mundo.
                A jornada de auto cura e autoconhecimento pela Terapia de Renascimento é determinada pela sua capacidade inata e inconsciente de trazer para fora da consciência apenas os elementos da experiência que você pode administrar emocionalmente em paz naquele momento.
                Cada sessão é um mergulho gradativo, como camadas sendo tiradas até a essência. Cada camada retirada é eliminada, ela não volta.
                Respirar é vida. E devolve a vida onde não há vida.

                A respiração age como uma ponte entre o consciente e o inconsciente, entre a mente e o corpo. Relaxar e liberar a respiração dissolve a tensão no corpo e na mente. 
                Através da respiração circular consciente, você acumula força vital (prana, chi) que começa a se mover livremente pelo corpo. O processo tem um mecanismo de auto-regulação inato. Encontrando o equilíbrio da mente e o corpo, liberando crenças limitantes de longa duração.       


Site colaborativo atualizado em 2019. Em caso de adição ou retificação de conteúdo, favor entrar em contato.