develop your own website

Como o Rebirthing funciona?

                O Rebirthing é baseado no trabalho bioenergético da respiração. Quando você alcança o ritmo da respiração integrada, você produz no corpo fluxos de energia que o alimentam e purificam de maneira mais efetiva, num nível ideal.

                Ao estimular a respiração, o nível de CO2 diminui no cérebro e no sangue. Isso faz com que o sistema nervoso se acalme.
                Durante a respiração, o EEG (eletroencefalograma) mostra que as ondas cerebrais são tão baixas quanto na onda Theta e Delta, também conhecidas como portas para o subconsciente.

                A Terapia de Renascimento é inspirada na abordagem cognitiva, nos princípios da psicologia transpessoal e, acima de tudo, baseada na prática bioenergética da respiração.

                A respiração reflete diretamente no nosso estado psíquico. A reação mais comum as experiências emocionais intensas é alterar o ritmo respiratório.
                A Respiração Circular, fazendo a ponte entre o consciente e inconsciente, atua naquilo que é objetivamente verificável, mas também em suas realidades superiores, aquelas que podem ser experimentadas apenas subjetivamente: a realidade além de qualquer codificação científica na área do misticismo e da metafísica.

                A Terapia de Renascimento trabalha no nível do sentimento e sensação; não é um processo diretamente mental. Ela utiliza as sensações físicas para obter acesso a mente.
                Ela foca especificamente na integração, ou seja, experimentar um sentimento e aceitá-lo totalmente. A integração é o oposto da supressão.
                Quando você se esconde de um sentimento ou tenta fazê-lo desaparecer, você está suprimindo-o. Quando você enfrenta o sentimento diretamente e o aceita, você está integrando-o. A integração é física e mental. Cada emoção é feita de energia, e a energia que ela contém é mantida, como uma entidade separada, até que você a integre. Uma vez que você integra a emoção, sua energia se funde novamente com sua vitalidade geral. No mesmo momento, você ganha a lição que a emoção tem para você.
                Todo sentimento ou emoção que você já rejeitou ou suprimiu deixou uma marca de energia no seu corpo. Essa marca permanece nele até que você lhe dê atenção e o acolha com aceitação.

                Segundo a fisiologia oriental, respirar é inalar energia vital. A respiração revitaliza e revigora o corpo e a psique; equilibrando o fluxo de energia dos chakras. Ela promove regulação e um aumento agradável no fluxo de energia no corpo, o "prana", como é chamado no Oriente.

                “O seu corpo é o seu guru”. Alinhando-se com a sabedoria interior do nosso corpo, a prática da Terapia do Renascimento nos leva inteiramente ao momento presente, onde o nosso verdadeiro Ser reside em essência e abundância. Quando experimentamos a negatividade, não é o sentimento em si, mas o nosso bloqueio ou resistência a esse sentimento. Deixando de lado nossa resistência, o fluxo natural de nossas emoções (em movimento) expande nosso senso de identidade e experimentamos a alegria, a felicidade e o amor incondicional que já é nosso para experimentar. A respiração fará a conexão entre as emoções reprimidas e a essência espiritual.

                No vasto panorama da psicologia transpessoal e das técnicas psicocorporais, a técnica respiratória é hoje uma ferramenta muito utilizada e agrega diferentes práticas ligadas a somatização do estresse e à sobrecarga emocional.
                A Terapia de Renascimento não é a única forma de se integrar algo reprimido, mas é o modo mais eficiente.

                Além dos benefícios emocionais e psicossomáticos; durante a respiração, uma intensa limpeza no organismo físico é feita. 
                Respirar consiste em inalar oxigênio (combustível essencial para todo o organismo) e exalar substâncias desnecessárias. A respiração é o maior sistema excretor celular do corpo. O suor é o segundo mais importante, seguido da urina e fezes em terceiro.

                Eliminação de substâncias desnecessárias:
                Respiração: elimina 70%.
                Suor: elimina 20%.
                Urina: elimina 7%.
                Fezes: Elimina 3%. 


Site colaborativo atualizado em 2019. Em caso de adição ou retificação de conteúdo, favor entrar em contato.