simple website creator

Como é a Sessão?

                A sessão dura cerca de duas horas e é dividida em 2 partes:

                Uma primeira parte verbal sobre a consciência de atitudes de pensamentos para a compreensão e transformação positiva da percepção da realidade.
                Uma segunda parte bioenergética da respiração consciente assistida; integração da experiência (não ocorre necessariamente nesse momento); seguida de descanso e verbalização (feedback).

                Geralmente, durante uma sessão individual, o cliente pratica a respiração circular de 30 a 60 minutos. Enquanto o cliente respira, a comunicação verbal do facilitador é mínima.
                Durante a respiração, o cliente é posicionado deitado, de modo que possa relaxar completamente. O praticante pode experienciar emoções, sensações físicas e memórias. Conforme surjam blocos de tensão ou energia concentrada, um toque ou apoio do facilitador pode ajudar o cliente a a se sentir seguro para respirar e ultrapassar o que estiver surgindo e limitando o fluir.

                É frequente virem apenas sensações e não memórias. Presença ou ausência de memória são irrelevantes na produção do resultado. Outras sensações e memórias também podem vir à tona quando a integração acontecer, no momento de descanso ou pós sessão. Apenas deixe fluir.

                A fase seguinte após a Respiração Circular, é retomar à respiração habitual do cliente, trazendo o fluxo circulatório de volta à regularidade.
                Nesse momento, recomenda-se que o terapeuta saia da sala e deixe o cliente em um momento de descanso e integração somente seu. Onde ele possa se movimentar e se expressar como quiser, sem qualquer receio.
                Após alguns minutos do cliente nesse momento de total privacidade; o terapeuta retorna para compartilhar o que o sujeito experimentou, facilitando assim, o entendimento da relação dos insights com a vida cotidiana, identificando uma possível situação negativa e facilitando mudanças.

                Um dos aspectos mais influenciados pela prática do Renascimento é certamente uma melhoria substancial no autoconhecimento; na relação consigo mesmo e com o outro.

Sessão sem conteúdo detalhado:

               A sessão também pode ser feita sem o cliente falar abertamente sobre o assunto que o incomoda; sem você entrar em detalhes das suas dores. Você resolve seus próprios problemas dentro da privacidade de seu próprio ser, sem ficar obcecado com o passado ou o futuro. 
               Durante a respiração circular, você se concentra nos sentimentos do seu corpo, trazendo toda atenção para o momento presente. Ao sentir o momento presente em detalhes, você pode explorar toda a experiência de vida do seu corpo energético. No momento em que encontra barreiras, emoções presas, ou qualquer percepção negativa, você pode acolher e dar amor aos seus sentimentos feridos, ampliar a visão do momento, aceitar a sensação/emoção de maneira eficaz, integrando-a definitivamente.

                Durante a respiração, o profissional não lhe dará aconselhamento psicológico, nem irá produzir os seus resultados para você. Cada um produz seus próprios resultados e desenvolve sua própria clareza e insights.

                Algumas pessoas “encenam” um drama durante a respiração. A expressão exagerada de uma emoção pode ser uma distração para manter a emoção reprimida. Enquanto a emoção é encenada, o cliente pode não senti-la profundamente. Relaxar e sentir é o que trará a integração e liberação do trauma.

                O Renascimento em grupo é uma ótima maneira de entrar em contato com a respiração circular pela primeira vez; também é um suporte muito útil para sessões privadas poderosas, mas não as substitui para olhar questões a fundo.
               
                Geralmente é aconselhável fazer um ciclo de dez sessões individuais. Mas muitas vezes a grande eficácia desta técnica permite obter os resultados desejados com um menor número de sessões.

                Procure sempre um profissional habilitado e informe-se previamente qual linha (Leonard Orr, Vivation, Tântrico, etc.) o profissional segue.

Tipos ou modalidades:

                Além do Rebirthing a seco, no qual o cliente deixa em um colchão, há também o Rebirthing na água.
               
                Rebirthing em água morna/quente:
                Provoca maior relaxamento e estimula lembranças do útero.
               
                Rebirthing em água fria:
                Provoca desconforto e estimula a compreensão da dor.   
                (Em água fria, a temperatura do ar deve estar amena)


                Para fazer o Renascimento na água é recomendado que o cliente já tenha experiência prévia com Renascimento a seco.   
                Seja qual for a modalidade escolhida, Respirar é um trabalho intermediário entre soma e psique, a conexão entre matéria e energia e entre consciência, mente e corpo.  


Site colaborativo atualizado em 2019. Em caso de adição ou retificação de conteúdo, favor entrar em contato.