free web design templates

A História do Rebirthing

A principal parte da descoberta do Renascimento levou cerca de 10 a 15 anos, começando em 1962. O gigantesco salto ocorreu entre 1974 e 1975.

                Em 1962, imerso em sua banheira, Leonard Orr (psicólogo americano e pesquisador em medicina holística) vive uma experiência espontânea - produzida por um pranayama - durante a qual ele experimenta sensações físicas e emocionais muito intensas, que só mais tarde identificou e interpretou como experiências e memórias de seu próprio nascimento.
                Essa respiração, antigamente chamada de pranapanagati, é renomeada por Leonard Orr de Re-birthing. "Re-birth", em inglês, significando uma renovação, uma nova descoberta do Self e como capacidade de reviver os eventos do nascimento.
                Leonard Orr desenvolve assim um método que ele chamará de "Rebirthing" (Renascimento) na crença de que, recriando as condições que ele experimentou (imersão em água quente e aplicando uma técnica de respiração profunda e contínua), é possível acessar as memórias das experiências primárias da existência.

                O Rebirthing passou por 3 métodos até chegar ao Renascimento a seco:

                1o método do Rebirthing, por Leonard Orr:

                “Em 1973, dei um seminário de psicologia espiritual. Lá, eu falei sobre as memórias de nascimento que eu tinha tido desde 1962 na minha banheira e a maioria das pessoas presentes também queria ter lembranças de nascimento. Eu lhes disse para entrarem em suas banheiras e sentarem lá até sentirem que era hora de sair. Então, para ficar na banheira 30 minutos a uma hora a mais. A sensação de que devemos sair é uma barreira de urgência. Toda vez que nos sentamos através de uma barreira de urgência, temos uma percepção fantástica sobre nós mesmos e aprendemos sobre outro programa que está nos controlando. Este foi o começo do movimento Rebirthing. Esta foi a primeira técnica de Rebirthing: apenas sentar e meditar na banheira através de uma barreira de urgência.

                A maioria das pessoas do grupo do seminário tentou esse experimento e teve liberações emocionais tão poderosas e revelações espirituais que desejaram que alguém estivesse lá para conversar com eles sobre o que estava acontecendo com elas. Eu me ofereci. Eu experimentei o Rebirthing das pessoas dessa maneira. Foi muito poderoso. Eu estava sentado na banheira enquanto eles estavam relaxando na banheira. Algo sobre a segurança da minha presença fez com que eles tivessem regressões espontâneas e poderosas experiências espirituais.”

                2o método, por Leonard Orr:

                “Mais tarde, tive a idéia de usar um snorkel e clipes de nariz em uma banheira de água quente. Quando eu coloquei as pessoas na água, elas estavam em um ambiente semelhante ao útero e elas instantaneamente regrediram ao nascimento e aos estados pré-natais de consciência. Eles não apenas tinham memórias, regrediam a um estado psicofísico. Não foi apenas reviver o passado, foi também uma exploração muito elevada nas dimensões espirituais da vida. Foi uma experiência espiritual, mental e física completa. As pessoas tinham um ciclo de energia completo, que era uma experiência de cura integrada. Eu fiquei com cada pessoa até que elas sentiram a paz. Geralmente demorou 2 horas. Muito rápido, na verdade, se você pensar nisso! As pessoas experimentaram a paz que supera todo entendimento. Eles respiravam aliviados de dor e tensão em relaxamento e paz. A maioria das sessões de Rebirthing são físicas, emocionais e espirituais. As pessoas experimentam a expiração da dor, tensão, drama e trauma em relaxamento e paz. A respiração relaxada, gentil e conectada era a chave.

                Foi esse grupo de pessoas que me inspirou a comprar a mansão vitoriana em São Francisco que veio a ser conhecida como Casa Theta. Criamos um grupo de seminários de um ano. Eu escolhi Theta porque as ondas cerebrais theta são a medida eletrônica e científica que indica que estamos no estado transcendental também chamado de samadhi ou bem-aventurança ou paz espiritual profunda. A letra grega Theta é também um símbolo do Espírito, Mente, Corpo e o processo de Manifestação. É um símbolo simples da Verdade e da Lei da Vida em uma só letra.” 

                3o método, por Leonard Orr:

                “Em 1975, depois de dar centenas de renascimentos de banheira de hidromassagem, notei pessoas tendo uma experiência de “cura da respiração”. Percebi que o mecanismo de respiração deles estava totalmente transformado e a relação mente-corpo-espírito foi transformada para sempre. Essa cura ocorreu após várias sessões - quando eles se sentiram seguros o suficiente para reviver o momento de sua primeira respiração. A maioria das pessoas sente medo durante esse momento, então elas precisam se sentir seguras para alcançá-lo. Esta é a experiência de aprender a respirar da própria respiração - diretamente de Deus. Quando temos ciclos de Energia suficientes e conscientemente aprendemos a entrar em contato com o Sopro da Vida, dominamos a respiração e temos uma das maiores e mais práticas habilidades que os seres humanos são capazes de ter.”

                Rebirthing a Seco, por Leonard Orr:

                “Em seguida, experimentei esse ritmo de respiração conectado sem a água e descobri que era muito melhor fazer dez sessões de respiração conectada de uma a duas horas fora da água antes de dar às pessoas uma sessão em uma banheira de hidromassagem com clipes para nariz e snorkel. O Renascimento a seco nasceu. Isso possibilitou que o Rebirthing se tornasse um movimento de massa. Entrar em uma banheira de água quente, nua, exceto por um snorkel e clipes de nariz, e revivendo seu nascimento, era um pouco esotérico para a maioria das pessoas. Mas agora tudo o que as pessoas precisavam fazer era deitar, relaxar e respirar, completamente vestidos, e poderiam ter a mais maravilhosa experiência de sua vida.

                Descobri que a maioria das pessoas pode aprender o ritmo respiratório conectado e como respirar energia e ar em dez sessões de duas horas com um bom Renascedor. Eu dei sessões para crianças, para pessoas em seus noventa anos, e todas as idades no meio. Renascer é bom para quem está respirando ou tem um corpo. Ensina as pessoas a relaxar e respirar melhor. Respirar é totalmente inofensivo, mas a mente humana não é. Portanto, é importante que as pessoas aprendam como nossa mente funciona e como processar nossa mente e sentimentos. Não se esqueça de perceber que temos que viver em nossa mente, quer aprendamos a renascer ou não. E é muito mais fácil viver em nossa mente quando podemos respirar adequadamente e relaxar sempre que quisermos. Podemos respirar e liberar nossos sentimentos. Podemos relaxar de qualquer tipo de emoção intensa ou dor física quando temos essa habilidade simples e poderosa de Respirar Consciente.

                Agora é 2002 e a descoberta ainda está acontecendo para mim. Todos os anos aprendo mais sobre respiração e libertação espiritual de maneira muito prática. No entanto, aprender a respirar da própria respiração é eterno e nunca muda. Eu pratico a Energia Divina consciente respirando todos os dias. É tão importante quanto uma boa nutrição, exercício, trabalho ou sol, etc.”

                Em 1974, o primeiro Centro de Treinamento de Rebirthers (Renascedores) começa em São Francisco. Um ano depois, em 1975, um segundo centro de treinamento para renascedores é criado em Walton, Nova Iorque. Nesse momento a técnica adquire sua própria fisionomia definida.
                No ano de 1976, a Campbell Springs Village Consciousness, na Califórnia, torna-se o mais importante centro de treinamento de renascedores. O centro está imerso em um maravilhoso ambiente natural onde fontes termais, piscinas, bosques e ar limpo fornecem as condições ideais para experimentação e aquisição da técnica de respiração consciente. 
                1977: depois de muitos anos de experimentação e pesquisa, Leonard Orr e os outros professores de Renascimento percebem que nem todas as pessoas que experienciam essa abordagem revivem sensações ligadas ao nascimento. Essa possibilidade existe no estado potencial, mas a consciência nem sempre a acessa.

                Embora a experiência de cada indivíduo fosse diferente, todos tinham um senso de consciência. Cada indivíduo sentiu renascer de um ponto de vista emocional e energético.
                O nome Rebirthing, então, é mantido; pois aqueles que praticam este método realizam um processo de renovação do self, um renascimento num sentido amplo e metafórico.

                No final da década de 80, o método Rebirthing começa a ter diferentes denominações em diferentes países europeus. Os paradigmas iniciais mudaram e evoluíram, assim como as tendências.
                A pesquisa científica torna-se parte integrante do trabalho. Outras escolas nascem e desenvolvem diferentes aspectos da abordagem original.
                Entre estes, nasce o L.R. T - Loving Relationship Training por Sondra Ray e Bob Mandel (EUA) e o Integrative Rebirthing, que mais tarde se tornou Vivation por Jim Leonard (EUA).

                O nome de VIVATION, nasce em 1987, quando Jim Leonard aperfeiçoa a técnica inicial, trazendo o fundamento dos 5 elementos e reforçando a visão de que o Renascimento não é sempre ou principalmente sobre trauma de nascimento, ele cura todos os traumas e negatividades emocionais.
                Hoje, a linha do fundador Leonard Orr está direcionada para a limpeza e equilíbrio da energia do corpo com terra, ar, água e fogo. Seus seguidores visam construir uma comunidade espiritual através da literatura, seminários, uma convenção anual e treinamentos para os membros. O foco é a doutrina bíblica, respiração nasal, imortalidade física e respiração em grupo. O intuito é não perder - consciente ou inconscientemente - o Poder e Presença de Deus. 


Site colaborativo atualizado em 2019. Em caso de adição ou retificação de conteúdo, favor entrar em contato.